An image with the following quote Aí vêm pelos caminhos,
Descalços, de pés no chão,
Os pobres que andam sozinhos,
Implorando compaixão.

Vivem sem cama e sem teto,
Na fome e na solidão:
Pedem um pouco de afeto,
Pedem um pouco de pão.

São tímidos? São covardes?
Têm pejo? Têm confusão?
Parai quando os encontrardes,
E dai-lhes a vossa mão!

Guiai-lhe os tristes passos!
Dai-lhes, sem hesitação,
O apoio do vossos braços,
Metade de vosso pão!

Não receieis que, algum dia,
Vos assalte a ingratidão:
O prêmio está na alegria
Que tereis no coração.

Protegei os desgraçados,
Órfãos de toda a afeição:
E sereis abençoados
Por um pedaço de pão . . .

Aí vêm pelos caminhos, Descalços, de pés no chão, Os pobres que andam sozinhos, Implorando compaixão. Vivem sem cama e sem teto, Na fome e na solidão: Pedem um pouco de afeto, Ped...

— Olavo Bilac

Os Pobres

Aí vêm pelos caminhos, Descalços, de pés no chão, Os pobres que andam sozinhos, Implorando compaixão. Vivem sem cama e sem teto, Na fome e na solidão: Pedem um pouco de afeto, Pedem um pouco de pão. São tímidos? São covardes? Têm pejo? Têm confusão? Parai quando os encontrardes, E dai-lhes a vossa mão! Guiai-lhe os tristes passos! Dai-lhes, sem hesitação, O apoio do vossos braços, Metade de vosso pão! Não receieis que, algum dia, Vos assalte a ingratidão: O prêmio está na alegria Que tereis no coração. Protegei os desgraçados, Órfãos de toda a afeição: E sereis abençoados Por um pedaço de pão . . .
Mil-Frases Mil-Frases · hace 3 años
0 Curtida
0 Comentário
0 Partilhas

Comentário

Seja o primeiro a comentar.
Olavo Bilac
74 posts
Olavo Brás Martin...
"Os Pobres" é um poema de Olavo Bilac que retrata a condição dos menos favorecidos, que vivem na pobreza e na solidão, implorando por compaixão e afeto. O poema apela à generosidade e à solidariedade, convidando o leitor a estender a mão aos necessitados.