Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa). Veja abaixo uma coletânia de frases e citações de Gandhi.
Mostrar mais...

As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos.

A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.

Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo.

Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.

Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim ,tudo o que não pode ser dividido com as mmultidões É tabu.

Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.

Uma vida sem religião é como um barco sem leme.

A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar.

É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior.

O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver.

É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às conseqüências tomando tônicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias paixões animalescas e fuja às conseqüências dos próprios atos. A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.

Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela com o único objetivo, obtém , ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.

Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão.

Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.

Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos.

O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.