Poema
Uma imagem com a seguinte frase Santa Teresa olhai por nós

Moradores de Santa Teresa

Santa Teresa olhai por nós

Moradores de Santa Teresa

Antigamente o bonde era no Largo da Carioca atrás do chafariz

Na estação tinha uma casa de frutas

Onde o chefe de família

Podia comprar a quarta de manteiga sem sal

A lata de biscoitos Aimoré

A língua do Rio Grande

O homem das balas recebia recados, guardava embrulhos

De vez em quando havia um desastre na manobra do reboque


Bom tempo em que havia desastre na manobra do reboque!

Porque hoje é ali no duro

Na ladeira dos fundos do Teatro Lírico.


Santa Teresa olhai por nós

Moradores de Santa Teresa,

Santa Teresa rogai por nós

Moradores de Santa Teresa

Rogai por nós junto ao prefeito da cidade.


Rogai pelos tísicos

Rogai pelos cardíacos

Rogai pelos tabéticos

Rogai pela gente de fôlego curto

Rogai por mim e pelo pintor Artur Lucas.


Nos fundos do Teatro Lírico

Tem um mictório

Rogai pelas donzelas do morro obrigadas a passar diariamente em frente do mictório.

Santa Teresa rogai por nós

Moradores de Santa Teresa

Estamos comendo da banda podre

Faz um ano.

Santa Teresa olhai por nós Moradores de Santa Teresa Santa Teresa olhai por nós Moradores de Santa Teresa Antigamente o bonde era no Largo da Carioca atrás do chafariz Na esta...

— Manuel Bandeira

Oração a Santa Teresa

Santa Teresa olhai por nós Moradores de Santa Teresa Santa Teresa olhai por nós Moradores de Santa Teresa Antigamente o bonde era no Largo da Carioca atrás do chafariz Na estação tinha uma casa de frutas Onde o chefe de família Podia comprar a quarta de manteiga sem sal A lata de biscoitos Aimoré A língua do Rio Grande O homem das balas recebia recados, guardava embrulhos De vez em quando havia um desastre na manobra do reboque Bom tempo em que havia desastre na manobra do reboque! Porque hoje é ali no duro Na ladeira dos fundos do Teatro Lírico. Santa Teresa olhai por nós Moradores de Santa Teresa, Santa Teresa rogai por nós Moradores de Santa Teresa Rogai por nós junto ao prefeito da cidade. Rogai pelos tísicos Rogai pelos cardíacos Rogai pelos tabéticos Rogai pela gente de fôlego curto Rogai por mim e pelo pintor Artur Lucas. Nos fundos do Teatro Lírico Tem um mictório Rogai pelas donzelas do morro obrigadas a passar diariamente em frente do mictório. Santa Teresa rogai por nós Moradores de Santa Teresa Estamos comendo da banda podre Faz um ano.
Mil-Frases Mil-Frases · há 2 anos
0 Curtida
0 Comentário
0 Partilhas

Comentário

Seja o primeiro a comentar.
Manuel Bandeira
439 posts
A poesia de Bande...
"Oração a Santa Teresa" é um poema de Manuel Bandeira que retrata a devoção dos moradores do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, à santa padroeira. O poema evoca memórias do passado, como a antiga localização do bonde e a casa de frutas na estação.

Poemas relacionados